26 junho 2007

Mercado de Trabalho de Qualidade - Oferta vs Procura

Este País realmente é um espectáculo, tanto nas coisas boas como nas más, infelizmente!!
Ultimamente, mais concretamente nos últimos 5 anos, temos ouvido governos e o actual a falar que o País tem de evoluir, tem de apostar na qualidade da mão-de-obra, no investimento externo e interno, etc!
Ora bem meus caros, há coisas que são tão óbvias, que só não vê quem não quer, como por exemplo, o facto de haver tanto desemprego, não tem a ver só com baixa qualidade da mão de obra, tem também a ver em grande parte com a qualidade das ofertas de emprego existentes! As empresas precisam de pessoal mas não arranjam recursos humanos decentes, pois muito bem, se formos ver, excluindo é claro aqueles que realmente estão inscritos num Centro de Emprego para "sacar" o dito Subsídio, as ofertas de trabalho consistem em cargos de grande responsabilidade com remunerações muito baixas, como por exemplo, a vaga para cargo de Director de Produção de uma Fábrica, para a qual pediam Habilitações superiores e outros requisitos, com uma remuneração de 625 euros!! Estes senhores em paralelo com a maior parte dos empresários nacionais, o que querem é fazer omeletes de luxo, sem ter de utilizar ovos frescos!! Por isso eu digo, antes de apontarem o dedo para a qualidade da mão de obra desempregada, olhem para aquilo que oferecem, pois assim, só mesmo emigrantes que vêem para o nosso país sujeitarem-se a tais condições, tal como nós quando emigramos! E já agora senhores políticos, com condições assim, admirem-se que haja fuga de cérebros para o estrangeiro!!

3 comentários:

Anónimo disse...

OK ficou apontado!! Gracias pelo link!! E já agora obrigado pelo comentário!hehehe!!

MigB

Anónimo disse...

Ora bolas. Mais uma no seguimento dos salários...eu vou para Espanha, ai vou, vou....o tuga sofreu uma ditadura com o Salazar e agora sofre uma ditadura com o Socrates...e agoram digam lá se os nomes começados com "S" são ou não são da pessoa ter cuidado? eu que acabei mais uma formação, bem que queria mais um aumento, mas nem um Muito Bem ouvi da entidade empregadora. E não esquecendo que quem beneficia com isto são eles, pois o meu conhecimento e trabalho (burrice, eu devia era ser espanhol e dormir a sexta depois do almoço) são em prole do empresário......(é pá esta história do espanhoís tem muito a haver com um livro que estou a ler - " Como tourear os espanhóis e sair em ombros"

Anónimo disse...

Tenho de ler esse livro!!!

Abraçs, MigB