04 abril 2007

Portela Vs OTA

Meus caros amigos e bloguers,

Aqui está mais um tema que tem sido ultimamente muito debatido, a Construção do Novo Aeroporto na OTA. Segundo os nossos governantes, será graças a este aeroporto que Portugal voltará a estar na Rota das grandes companhias aéreas mundiais recuperando assim, o seu estatuto de Ponto estratégico prioritário nas ligações entre continentes, via Ponte Aérea.

Ora na minha modesta opinião, penso que se o nosso País estivesse noutra conjuntura economico-social, tal projecto seria de saudar, mas não no local escolhido, visto estar aparentemente provado, que os terrenos escolhidos para a sua construção não são os mais indicados para o efeito. Mas dado que a actual conjuntura Nacional está como nós sabemos, "Pela Hora da Morte", penso que seria talvez de considerar, por parte dos senhores governantes, com tanta obra Pública mais prioritária que este País precisa, poupar alguns Cobres (tipo....MILHARES DE EUROS) e, alterar o Aeroporto da Portela de forma a que o mesmo, satisfaça os padrões exigidos para um Aeroporto Internacional de uma capital Europeia. Basta visualizarmos as áreas dos Aeroportos de Zurique (Suiça), Schiphol (Holanda), Auckland (Nova Zelândia) e Barajas(Madrid-Espanha), para ver que o terreno que abrange o nosso aeroporto, pode (mediante alterações estruturais) albergar o trâfego projectado/previsto para o aeroporto da OTA.

Não sendo, este mau feitio ligado à Construção Civil, mas sim, grande curioso da Aviação para não dizer fanático (como a minha mulher diz), avanço desde já com uma modesta sugestão, que consiste em eliminar o aeroporto de Figo Maduro e restantes Estruturas adjacentes, e tornar isto tudo num único Terminal com uma "Placa" ou zona de estacionamento suficientemente vasta para albergar grande quantidade de aviões de todo o tipo de dimensões e feitios, como é o caso, do Superjumbo Airbus A380, assim como, o reforço do asfalto existente nas Pistas de aterragem/descolagem, deste mesmo aeroporto.

Para terem uma noção mais exacta, abaixo consta uma imagem elaborada atravês de um estudo (do qual...desculpem lá ,mas não apontei o nome) com algumas das alterações acima enunciadas por mim.



Sem comentários: