19 abril 2007

Servir ou Produzir, that´s the question?

Noutro dia estava eu a conversar com uma pessoa conhecida minha sobre determinado tema, e logo após essa conversa, vi no canal 1 da RTP, o programa do Dr. António Barreto (muito interessante), que estava a comentar precisamente o mesmo.
Esse tema era o seguinte: Portugal um País de serviços!!
Pois meus caros, isto é uma situação que decorre mesmo à frente dos nosso olhos e que até muitos de nós já pensaram ou sabem, sobre o assunto, e no entanto, nada se fez para mudar.
Se pensarmos em termos económicos, o sector terciário em Portugal deve de abarcar quase 85% da nossa economia (isto dito assim por alto). Aliás até por motivos profissionais, eu comprovo que só aparecem projectos para a criação de Empresas neste sector ( um escritório de consultoria, lavandarias, lojas de roupa, cafés, restaurantes, etc).
Ora para aqueles que são mais distraídos, esta é uma das razões pelas quais Portugal se tornou num país importador por excelência, e por conseguinte, com uma despesa externa alta, pois pouco ou nada se produz cá dentro.
Desta forma, tem de se ir buscar certos produtos lá fora, para satisfazer as nossas necessidades internas, onde quem mais quem ganha com esta situação, são os outros países com os quais Portugal mantém relações comerciais, pois vai contribuir de forma positiva para a sua economia. Sendo assim, temos de acordar, pois o problema de Portugal não é só o Governo com as suas politicas, mas sim, aquele que considero ser o problema maior, NÓS!! Temos de mudar a nossa mentalidade para inúmeras coisas, e esta é uma delas, pois se Portugal se começar a produzir em maior escala, começa a exportar mais e a importar menos, o qual é bastante benéfico para a nossa economia. Para além disso, acredito que nós os bons dos Portugas, quando queremos ,somos bons, e ao nível de outros países mais desenvolvidos.
Desta forma meus caros, mais uma vez repito em vez de se investir nos serviços, invistam no produto português, pois tenho a certeza que é de grande qualidade!

8 comentários:

DDivinal disse...

aiiiiiiiiii... to farta de dizer isto... nós os portugas somos SEMPRE bons... só estamos um pouco descontentes e acomodados e assim...

quanto à produção e tal... pois... é óbvio o q s tem a fazer... mas falta um curso de engenharia para pegar na enxada. creio que é o problema mais importante neste nosso mundinho de engenheiros e suposto engenheiros...

LA disse...

Ora aí está!
Hoje em dia, poucos são aqueles que agarram as tarefas mais pesadas, as que exigem mais esforço físico, logo a produção, aquela que efectivamente cria valor para o nosso Produto Interno, acaba por ficar em níveis muito baixos.
Aposta-se no e-business, no comércio internacional, no turismo nacional (de vez em quando, nem que seja com a marca ALLGARVE!), e na indústria? O que é feito da nossa indústria, da nossa produção nacional? Ainda hoje ouvi nas notícias que uma empresa que pretendia desenvolver na íntegra um avião cuja fábrica seria instalada em Évora está a pensar desistir do negócio por causa da nossa burocracia?!
Acham isto normal?! Afinal o que andam os nossos representantes a fazer na China, em Marrocos, se nem no nosso Portugal conseguem garantir o Investimento Directo Estrangeiro?!?

Mas ainda bem que há neste País aqueles que realmente metem mãos à obra. Bem hajam a todos vós!

DDivinal disse...

viva Portugal...VIVA!!!

contra os canhões marchar... marchaaaaaaaaaaaaaaar

lool

Anónimo disse...

Oh pá, vai mas é trabalhar. Afinal, é disso que o país precisa, certo?

Ana Sofia

PL disse...

Concordo com a com a Ana Sofia, vai trabalhar malandro, looool. Abraço

Anónimo disse...

Aqueles que tem mais de trabalhar são aqueles que fazem comentários tótós sobre uma situaçaõ real e como naõ tem mais nada a dizer então saí assim!!!

loool

Anónimo disse...

Ah é só para dizer que me tou a referir anteriores ao meu!

HEHEHEHEHE!!!!!!!!! Vai buscar cum catano!!

DDivinal disse...

servir ou produzir servir ou produzir já fiz essa pgunta milhentas vezes... e o post novo é pa qd???